A
Altcoin: Termo para designar qualquer criptoativo alternativo que não seja o Bitcoin.
B
Bitcoin: O Bitcoin é o primeiro ativo digital verdadeiramente escasso e descentralizado e a primeira aplicação prática da tecnologia blockchain
Bear Market: Momento do mercado em que os preços dos ativos estão caindo, geralmente devido a uma incerteza crescente por parte dos investidores.
Bull Market: Momento do mercado em que os preços dos ativos estão subindo, geralmente devido a uma confiança crescente por parte dos investidores.
Bloco: Uma unidade de dados contendo informações sobre transações recentes que são adicionadas à cadeia de blocos de uma criptomoeda.
Blockchain: Uma cadeia de blocos, ou uma lista de blocos de dados, que armazena informações sobre transações de criptomoedas.
C
Criptomoedas: Criptomoedas, Criptoativos ou Ativos Digitais são alguns dos nomes utilizados para designar moedas que utilizam a arquitetura da tecnologia blockchain e a criptografia para impossibilitar falsificação e gastos duplos no meio digital. O Bitcoin é constituído em uma blockchain pública e, por isso, é descentralizadas por criação. Já as Altcoins que utilizam blockchains desenvolvidas por empresas ou governos são constituídas por blockchains privadas (ou DLTs) e por serem centralizadas não possuem o mesmo valor que o Bitcoin.
Cold storage: Armazenamento offline e soberano de criptomoedas, geralmente usando um dispositivo seguro como uma hardware wallet.
Cryptocurrency: Uma forma de moeda digital descentralizada, baseada em criptografia, que é usada para garantir a segurança e a verificação de transações.
D
DeFi: As Finanças Descentralizadas (DeFi) são um sistema pelo qual serviços financeiros, como empréstimos e seguros, tornam-se disponíveis de forma descentralizada em uma blockchain.
DLTs: É a sigla em inglês para Distributed Ledger Technology. Apesar do nome ser muito utilizado na mídia para designar blockchains privadas que foram desenvolvidas por uma autoridade central, como uma empresa ou um governo.
E
Ethereum: O Ethereum é uma plataforma de Tokens e Smart Contracts construída em cima de uma blockchain. Diferente do Bitcoin, que foi proposto de forma anônima por um pseudônimo de Satoshi Nakamoto, o Ethereum foi fundado por um grupo de criptógrafos comandados por Vitalik Buterin, em 2013. Convencionalmente chamada de Plataforma de d’Apps (Aplicativos Descentralizados). Ultimamente a rede executou uma mudança responsável por alterar a obtenção de consenso do método de Proof of Work para o Proof of Stake.
F
Faucet: Um site ou aplicativo que oferece pequenas quantidades de criptomoedas aos usuários “de forma gratuita” em troca de divulgação e geralmente como uma forma de promover a criptomoeda. Afinal de contas, se você não paga pelo produto, então você é o produto.
Funções Hash: As Funções Hash são a espinha dorsal responsável pela segurança e funcionamento de uma blockchain. No mercado de criptoativos, esses tipos de funções são muito utilizadas para gerar um endereço para carteiras de criptomoedas e auxiliar no processo de mineração.
H
Halving: O Halving de Bitcoin é um evento que ocorre a cada 4 anos e que tem como objetivo controlar a oferta de Bitcoins e manter a moeda estável. Halving de Bitcoin é um evento que ocorre a cada 210.000 blocos minerados, o que, em média, acontece a cada 4 anos. Durante o halving, a recompensa que os mineradores recebem por cada bloco minerado é reduzida pela metade. Isso significa que, antes do halving, os mineradores recebiam 12,5 Bitcoins por cada bloco minerado, mas, depois do halving, eles passam a receber apenas 6,25 Bitcoins por bloco, e assim em diante.
Hardware wallet: Dispositivo físico para armazenar o Bitcoin de maneira soberana onde só você terá o controle sobre o seu patrimônio. Alguns modelos são semelhantes à um pen drive.
I
ICO (Initial Coin Offering): Uma Oferta Inicial de Moedas, semelhante a uma oferta pública de ações, em que os investidores podem comprar novas Altcoins no seu lançamento. É uma alternativa arriscada e voltada para especuladores do mercado.
M
Mineração: O processo de mineração de Bitcoin consiste em um indivíduo da rede tentando adivinhar exatamente qual código alfanumérico valida todas as transações do bloco em questão. Como esse código é gerado através das Funções Hash, a única forma de acertar o conjunto exato é através da tentativa e erro.
N
Node: Um Node de Bitcoin é um computador que faz parte da rede de Bitcoin e se comunica com outros nodes para validar transações e manter a segurança da rede. Os nodes são responsáveis por armazenar uma cópia da blockchain, que é uma lista imutável de todas as transações realizadas na rede de Bitcoin e também são importantes para manter a integridade e a descentralização da rede de Bitcoin.
P
Proof of Work (PoW): É o sistema de consenso utilizado pelo Bitcoin e por muitas outras criptomoedas. Nesse sistema, os participantes da rede, conhecidos como mineradores, realizam o trabalho de resolver problemas matemáticos complexos para validar as transações. Quando um minerador resolve um problema, ele é recompensado com uma quantidade de Bitcoins. O Proof of Work é uma forma eficaz de assegurar a segurança da rede, pois exige que os mineradores realizem um trabalho significativo para validar as transações.
Proof of Stake (PoS): É um sistema de consenso alternativo ao PoW. Nesse sistema, os participantes da rede, conhecidos como validadores, validam as transações de acordo com a quantidade de criptomoeda que possuem. Quanto mais criptomoeda um validador possui, mais chances ele tem de validar as transações e receber uma recompensa. No entanto, o Proof of Stake também tem algumas desvantagens, como o fato de que os validadores mais ricos tendem a ter mais chances de validar as transações e, portanto, a serem recompensados. Além disso, o Proof of Stake pode ser menos seguro do que o Proof of Work, pois os validadores têm menos incentivos para
Private key: Uma chave privada é uma sequência de caracteres utilizada para acessar uma carteira de criptomoedas e assinar transações. É importante mantê-la em segredo, pois qualquer pessoa que tiver acesso à chave privada pode acessar e gastar as criptomoedas na carteira.
Public key: Uma chave pública é uma sequência de caracteres gerada a partir da chave privada de uma carteira de criptomoedas. É usada para receber transações e verificar a assinatura de uma transação. A chave pública pode ser compartilhada publicamente, enquanto a chave privada deve ser mantida em segredo.
S
Stablecoins: São criptomoedas que são lastreadas em um ativo de valor estável, como o dólar americano ou o ouro, com o objetivo de oferecer aos investidores uma opção mais estável do que outras criptomoedas. Além de apresentarem problemas com liquidez, as stablecoins podem depender de terceiros para garantir o valor da moeda, o que pode levar a questões de confiança e centralização. Alguns também questionam a solidez dos ativos lastreados por trás das stablecoins e se esses ativos realmente são capazes de suportar o valor da moeda
Smart contracts (Contratos Inteligentes): Um contrato automatizado que é executado por meio de uma blockchain e que cumpre as condições especificadas pelos participantes. Assim, esse tipo de contrato permite que transações e acordos confiáveis sejam realizados entre partes díspares e anônimas sem a necessidade de uma autoridade central, sistema legal ou mecanismo de execução externo.
T
Token: Uma unidade de valor emitida por uma organização ou projeto, geralmente baseada em uma criptomoeda ou blockchain, que pode ser usada como forma de pagamento ou para representar uma participação em um projeto. No mundo físico, temos exemplos reais de Tokens como Vale-Refeição, Vale-Transporte, Voucher e demais instrumentos financeiros que tem uma função final clara. No universo das criptomoedas, os Tokens podem ser DeFi’s, NFTs, Stablecoins, servindo como meios de troca em uma blockchain específica.
W
Wallet: Uma carteira para armazenar o Bitcoin. As Wallets são softwares ou dispositivos que armazenam as chaves privadas e públicas de uma carteira de criptomoedas, permitindo que os usuários envie e receba criptomoedas e acessem suas transações de modo seguro e muito protegido.